PATCHCOLAGEM
Mais conhecida como “aplicação”, internacionalmente como “apliquée” e agora como “patchcolagem”, essa técnica consiste em aplicar um tecido sobre outro tecido da seguinte forma: corte o tecido conforme um molde e depois faça a montagem, colando com cola ou termocolante (conhecido também como papel cola) diretamente na peça a ser feita, finaliza-se com ponto caseado ou outra decoração.
Passo a passo:
- Decida o tipo de peça você irá aplicar/bordar: camiseta, pano de prato, toalha banho/rosto, toalhinha de boca (bebê), sacolas de tecido, enfim, é só usar e abusar da sua imaginação.
- Escolha um desenho para iniciar o seu trabalho (já que o Natal se aproxima, resolvi fazer um pano de prato com um fofíssimo Papai Noel).
- Separe todo o material necessário (papel termocolante, tecidos, linhas que combinarão com os tecidos, agulha para fazer o caseado, acessórios ( neste caso 2 botões ).
- Para iniciar o seu trabalho, você terá que desenhar cada pecinha do seu desenho ao avesso (moldes)
- Feito isso, desenhe cada pecinha no papel termocolante, no lado em que ele é mais lisinho.
- Recorte cada pecinha, sempre deixando uma borda ao redor do desenho.
- Pegue os tecidos que serão destinados a cada parte que você recortou. Coloque os desenhos no lado avesso do tecido, e com o ferro não muito quente, passe em cima. O termocolante vai grudar no tecido.
*** Procure não deixar o ferro por muito tempo em cima do papel termocolante, pois pode acontecer de o mesmo, perder a cola ***
- Recorte os desenhos conforme o risco que foi desenhado no termocolante.
Agora é a hora de montar o “quebra-cabeças”.
- Destaque cada parte (que ficará como se fosse um adesivo) centralize, e monte o desenho na peça que você escolheu. No meu caso, foi um pano de prato.
- Depois de montado, passe mais uma vez o ferro de passar, tomando cuidado novamente para não estar muito quente.
- Feito isso, é hora de iniciar os acabamentos. Deve-se então casear cada pecinha do trabalho.
*** Sempre quando eu finalizo o caseado, utilizo o ferro de passar mais uma vez, para deixar o trabalho bem alisado. Eu sempre passo Termolina nos acabamentos do bordado, isso porque, o ponto fica mais firme, e não vai se desfazer na primeira lavagem da peça, o que geralmente acontece***
É isso aí..espero que tenham gostado!!!
Bjos e boa semana!!!
|||By GeLinhares|||
lindo, parabéns pela explicação!!!!!!
ResponderExcluiramei este papai noel, vou tentar fazer...obrigada por compartilhar...bjosssss
ResponderExcluirvc tem este molde no tamanho normal, pq este qdo imprimo sai pequeno, se tiver agradeço...bjoss
ResponderExcluirBom dia Amada...Eu não tenho o molde deste desenho em tamanho maior... copiei este desenho da internet, e através do word ajustei no tamanho que queria e imprimi...depois fui fazendo o molde de cada parte do desenho... para ficar num tamanho bom, eu dividi o desenho em 02... aumentei metade do desenho o máximo que consegui em uma página, e depois fiz o mesmo procedimento com a outra parte do desenho, cuidando para que ficassem iguais... o link do desenho vc pode pegar neste link http://vidadepatchwork.blogspot.com.br/2012/11/moldes-natalinos.html ... bjos e espero ter lhe ajudado de alguma forma...
Excluir